terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Jerônimo Mendonça Ribeiro



Jerônimo Mendonça Ribeiro


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jerônimo Mendonça Ribeiro, nosso "Lomico", sempre alegre!


Jerônimo Mendonça Ribeiro (Ituiutaba - MG, 1 de novembro de 193926 de novembro de 1989) foi um grande trabalhador, palestrante e escritor espírita, que juntamente com Chico Xavier, seu amigo, trabalhou pelas causas sociais e pela divulgação da doutrina espírita. Jerônimo Mendonça, mesmo paralisado em uma cama ortopédica e cego trabalhava arduamente pelo ideal espírita e, por isso, ficou conhecido como O Gigante Deitado.

Amigo da mídia, pregando o Espiritismo onde quer que fosse

 Vida e obra

Jerônimo nasceu na cidade de Ituiutaba (MG), em uma família com grandes dificuldades materiais e teve uma infância normal.

Até os 15 anos de idade, Jerônimo frequentou a Igreja Presbiteriana onde fazia palestras. Porém, depois da morte da avó, ele sentiu a necessidade de conhecer mais sobre a vida além-túmulo. Foi quando conheceu a doutrina espírita da qual se tornou adepto e passou a dirigir reuniões e eventos voltado aos jovens.

Aos 17 anos, quando revelou-se um bom jogador de futebol, começou a sentir os sintomas da doença que acabaria por imobilizá-lo, a artrite reumatoide. Aos 19 começou a usar muletas e, sem encontrar uma cura na medicina, parou de trabalhar. Então, ele foi gradativamente a uma cadeira de rodas e depois a uma cama ortopédica. Somando-se a isto tudo, ele teve perda gradativa da visão e problemas cardíacos. Apesar das grandes dificuldades, ele sempre mantinha o bom ânimo e dava conselhos a milhares de espíritas que vinham para pedir aconselhamentos. Ele viaja o Brasil inteiro graças a um leito anatômico projetado para ele.

Dentre outras instituições, como creches, Jerônimo fundou os centros espíritas: Seara de Jesus, Manoel Augusto da Silva e Lar espírita Pouso do Amanhecer.

Escreveu os livros: Crepúsculo de um Coração, Cadeira de Rodas, Nas pegadas de um Anjo, Escalada de Luz, De mãos dadas com Jesus e Quatorze anos depois (em co-autoria).

"O Jerônimo hoje é uma estrela!" - disse Chico Xavier sobre a vida de Jerônimo hoje no Além.

Um comentário:

  1. Parabéns Nicola por resgatar a historia tão linda e singela do Espiritismo em Ituiutaba, afinal estas memorias são tesouros do coração, muito obrigada!

    ResponderExcluir